A data de hoje, 14 de junho, é um dia importante não apenas para nós médicos hematologistas, mas para todos os cidadãos. É o Dia Mundial da Doação de Sangue.
O mês de junho também vem sendo considerado por muitos como o Junho Vermelho, uma campanha para estimular a doação e manter os estoques de sangue e hemocomponentes.
Diante da situação que vivemos, uma pandemia mundial, sabemos que os bancos de sangue encontram-se em uma situação ainda mais crítica. Infelizmente, isso porque a doação de sangue ainda é cercada de muitos preconceitos e ideias equivocadas em relação ao assunto.
Segundo o Ministério da Saúde desde 2020, devido à pandemia, houve uma queda de 15% a 20% nas doações. Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no país. Ano passado, foram 2.958.665 coletas de sangue. Até o mês de março de 2021, foram coletadas 734.247 bolsas de sangue.
Procure o hemocentro mais próximo em sua cidade e doe sangue. Uma referência em Belo Horizonte é o Hemominas. Saiba mais em www.hemominas.mg.gov.br Inclusive, na segunda imagem as bolsas de sangue demonstram a situação dos estoques em 10 de junho de 2021. Faça sua parte e doe sangue. Doar sangue é doar vida, é um ato de amor.