No dia de hoje, 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, como muito de vocês deve saber. Aproveito então, para lembrar outra data que pode ter passado despercebido: Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, 4 de agosto.
A data chama a atenção para os cuidados com a saúde, ações de prevenção e busca de tratamento adequado para a doença e tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos dos mais variados tipos de câncer e a importância de descobri-lo ainda em fase inicial.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Na minha área da Hematologia, dois tipos câncer no sangue mais conhecidos são a Leucemia e o Mieloma. Inclusive, já falei sobre estes dois tipos aqui nas minhas redes sociais.